(Chamada para rede fixa nacional)
(Chamada para rede fixa nacional)

Condução defensiva: O que é e como praticá-la?

Condução defensiva O que é e como praticá-la

Sabe em que consiste a condução defensiva? O termo é utilizado para designar diversas práticas para manter a segurança dos condutores no trânsito.

O conhecimento e aplicação destas práticas é fundamental para uma condução cautelosa, evitando assim situações de risco e, até mesmo, acidentes graves.

Este é um tema muito importante! Por isso, no artigo de hoje explicamos com mais detalhes o que é a condução defensiva e como praticá-la no dia a dia durante o trânsito.

Condução defensiva: Tudo o que precisa de saber para uma boa prática 

Para praticar a condução defensiva é preciso ter em conta determinadas precauções durante a condução de um veículo.

Estas precauções servem para auxiliar no reconhecimento, de forma antecipada, de possíveis situações de risco.

Dessa forma, o motorista será capaz de tomar medidas que preservem a sua segurança e também a de outras pessoas envolvidas em circunstâncias adversas.

1 – Princípios da condução defensiva

De seguida, explicamos os princípios básicos que regem a condução defensiva, para que possa compreender como colocá-la em prática.

Conhecimento

O condutor deve conhecer as informações essenciais para garantir a sua segurança e de outros no trânsito.

Algumas destas informações são: as leis de trânsito, as condições da via, as condições climáticas e as particularidades do veículo que está a conduzir.

Atenção

A atenção é primordial para manter-se seguro durante a condução de um automóvel. Isso significa que o condutor deve permanecer em estado de alerta para lidar com eventuais contratempos.

Neste sentido, jamais deve utilizar o telemóvel ou outro dispositivo enquanto está a conduzir. Assim garante que nada desviará a sua atenção do trânsito.

Previsão

A previsão é o princípio relacionado à capacidade de antever situações. Ou seja, preparar-se de forma antecipada para lidar com eventuais situações perigosas no trânsito.

Por exemplo, redobrar a atenção numa via em que sabe que circulam muitos ciclistas em determinada hora do dia.

Habilidade

Também é preciso que o condutor seja habilidoso e mostre destreza ao conduzir o automóvel. Ou seja, que saiba conduzi-lo da forma correta.

Este é um dos princípios básicos da condução defensiva. A experiência ao volante garantirá que o motorista execute manobras que assegurem a sua própria segurança e a de terceiros.

Ação

Por fim, a ação significa que o condutor deve estar preparado para realizar manobras necessárias de forma a evitar eventuais acidentes.

Inserida no princípio da ação também está a capacidade de evitar situações perigosas, priorizando a segurança no trânsito.

2 – Dicas práticas de condução defensiva

Conhecendo os princípios básicos da condução defensiva, é hora de aprender na prática como aplicá-los no dia a dia.

Atenção aos espelhos retrovisores

Os espelhos retrovisores são essenciais para que o condutor esteja atento ao que acontece ao seu redor.

Portanto, antes de parar, acelerar, estacionar, mudar de direção ou faixa rodoviária, verifique os espelhos e certifique-se de que pode realizar a manobra em segurança.

Tenha cuidado com o ângulo morto

O ângulo morto é a área imediatamente adjacente ao veículo que o condutor não consegue ver através dos espelhos retrovisores convencionais.

Antes de acelerar ou mudar de faixa, o condutor deve verificar o ângulo morto, para evitar colisões.

Manter a distância de segurança

A distância segura é aquela que existe entre o seu veículo e a viatura da frente. É preciso manter um espaço entre os carros que possibilite reagir e parar em segurança, evitando choques e colisões.

Para determinar a distância segura é preciso considerar a velocidade a que o condutor circula, a distância de reação e a distância de travagem.

Use a iluminação correta

O uso da iluminação correta também é imprescindível para prevenir sinistros na estrada.

Portanto, esteja sempre atento à utilização dos piscas e faróis, especialmente em dias com chuva ou nevoeiro.

Praticar a condução defensiva é responsabilidade de todos. Faça a sua parte para um trânsito mais seguro!

Você também pode gostar