(Chamada para rede fixa nacional)
(Chamada para rede fixa nacional)

5 dicas para aumentar a durabilidade dos pneus

5 dicas para aumentar a durabilidade dos pneus

A durabilidade dos pneus é algo que depende de diversos fatores, mas especialmente dos hábitos e cuidados do condutor em relação à sua conservação.

Garantir os cuidados com os pneus, além de conservá-los por mais tempo e ajudar a poupar dinheiro, também é importante para a segurança de quem utiliza o veículo.

Por isso, no artigo de hoje enumerámos cinco dicas que vão ajudá-lo a aumentar a durabilidade dos pneus.

Durabilidade dos pneus: Aumente-a com estas 5 dicas de conservação

Os pneus são essenciais para que um automóvel tenha bom desempenho nas vias e influenciam, inclusive, no consumo de combustível.

Além disso, são itens que devem estar sempre em bom estado, para garantir a segurança de quem utiliza o veículo.

De seguida apresentamos algumas dicas simples, que certamente o ajudarão a aumentar a durabilidade dos pneus.

1 – Atenção à pressão dos pneus

A pressão dos pneus deve ser verificada todas as semanas ou, pelo menos, uma vez por mês. A manutenção da pressão deve ser feita de acordo com as indicações do fabricante do veículo.

Pneus que circulam com a pressão cerca de 10% abaixo da pressão indicada podem ter a vida útil reduzida em 5%.

Por isso, esta é uma atitude simples, mas que ajuda a garantir a durabilidade dos pneus, a segurança do condutor e, também, a reduzir o consumo de combustível.

2 – Faça a rotação dos pneus

A cada 10 mil quilómetros deve ser feita a rotação dos pneus entre a dianteira e a traseira, e entre a esquerda e a direita de acordo com o padrão do piso.

Geralmente, os pneus da parte dianteira desgastam-se até três vezes mais rápido em comparação aos traseiros.

Isso ocorre porque a maioria dos veículos possui o motor na parte da frente e a tração na parte de trás. Dessa forma os pneus traseiros são poupados a muito esforço.

3 – Cuidado com cargas excessivas e estradas ruins

Sempre que possível, opte por circular em estradas e vias que estejam em bom estado de conservação.

Circular em pisos irregulares, ou não ter atenção ao passar por obstáculos e buracos, pode danificar o veículo e os pneus.

Além disso, é importante evitar o transporte de cargas excessivas, uma vez que o peso em demasia compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou alterações estruturais importantes.

4 – Cuide do alinhamento dos pneus

Se se apercebeu que a direção do carro estremece ou puxa para um dos lados, então pode ser um sinal de que os pneus do veículo precisam de ser alinhados.

Este procedimento é fundamental para manter o veículo a circular de forma adequada, ajuda a minimizar o desgaste irregular e prolonga a durabilidade dos pneus.

5 – Pratique a condução defensiva

A condução defensiva, além de auxiliar o aumento do tempo de vida útil dos pneus, também contribui para a redução do consumo de combustível e, claro, a segurança dos condutores.

Algumas práticas de condução defensiva que ajudam a melhorar a durabilidade dos pneus são:

5.1 Ao estacionar, nunca deixe os pneus encostados na guia. Isso força a direção e pode causar desalinhamento das rodas, além de danificar as bandas de rodagem e deformar a lateral dos pneus;

5.2 Quanto mais forte a frenagem, maior é a desgaste do pneu. Por isso, evite parar o carro de forma brusca sem necessidade;

5.3 Nunca estacione em cima de poças de óleo ou solventes. Esses produtos têm  substâncias que danificam a borracha do pneu, causando desgaste;

5.4 Fazer curvas em alta velocidade também causa desgaste excessivo dos pneus. Por isso, procure fazer conversões mais devagar.

Cuide dos pneus do seu carro para garantir a sua maior durabilidade e também segurança enquanto o conduz.

Você também pode gostar