(Chamada para rede fixa nacional)
(Chamada para rede fixa nacional)

Porque deve estar atento ao óleo do carro?

Porque deve estar atento ao óleo do carro

O óleo do carro é um importante fator a que devemos prestar uma especial atenção, por se tratar de um elemento com a função de lubrificar as peças do motor.

Já pensou nos problemas sérios que terá se não verificar com regularidade os níveis de óleo do seu veículo?

No artigo de hoje damos-lhe a conhecer os motivos para estar atento a este pormenor. Conheça-os!

Óleo do carro: Conheço os motivos para a sua perda

O motor é uma das peças mais importantes de um veículo e para que o mesmo funcione corretamente é necessário que tenha atenção aos níveis do óleo e à necessidade de mudança deste.

Uma vez que este elemento serve para lubrificar as peças do motor, evitando que estas rocem entre si e se desgastem. Portanto, deve saber quando deve proceder à sua troca para evitar danos.

Sempre que o automóvel estiver sem óleo acenderá uma luz no painel, para avisá-lo do risco de aquecimento do motor, por não ter óleo para fazer a combustão.

O óleo do carro deve ser trocado de tempos em tempos, não é algo com que se deva preocupar sempre.

Contudo, o tempo ideal para a sua troca vai depender do motor, da marca e do tipo de óleo que utiliza, não devendo, no entanto, ultrapassar os 30 000 quilómetros.

Tenha em consideração que o óleo se desgasta mais rapidamente com longas viagens e não com deslocações curtas.

Sempre que for necessária a sua mudança, não deixe para depois!

Atenção ao risco de fugas de óleo, pois pode acontecer a qualquer momento. Por isso, garanta que está sempre tudo em perfeitas condições.

A melhor forma de perceber se está ou não a perder óleo é verificar, quando o veículo se encontrar parado, se deixou alguma poça de óleo no chão. Pelo odor característico vai perceber logo!

Se sim, abra o capot, pegue na vareta medidora e verifique o nível do óleo do carro. Tenha em consideração que o carro deve estar frio e num local sem inclinação, para que os níveis apurados correspondam à realidade.

Para tudo se apresentar conforme pretendido, o nível deve encontrar-se entre as marcas máxima e mínima. Caso esteja ligeiramente abaixo do mínimo, adicione mais óleo.

Caso esteja muito baixo, dirija-se a uma oficina para evitar desgastar as peças do motor.

Razões para a perda de óleo

São vários os motivos que podem levar à perda de óleo do carro, por isso é importante ir acompanhando o desgaste do mesmo, para que, se surgir algum imprevisto, não seja apanhado completamente de surpresa.

Para que compreenda a origem da poça de óleo que o seu veículo pode deixar, conheça os 5 possíveis motivos para que tal aconteça.

1 – Parafuso do cárter

Este é dos motivos mais comuns, sendo a perda de óleo originada por uma pancada no fundo do veículo, resultado da passagem por um buraco, lomba, etc.

Este parafuso é utilizado como um bujão, sendo o mesmo retirado para esvaziar o tanque de óleo.

Caso este parafuso esteja danificado, é normal que surjam gotas de lubrificante. Para repará-lo basta apenas substituir por um novo parafuso e porca.

2 – Juntas desajustadas e com folgas

Os tubos do motor estão unidos por juntas de borracha, que garantem a isolação hermética.

Se esse isolamento deixa de existir, o óleo pode infiltrar-se nas juntas. Para a sua reparação, basta apenas a substituição por uma nova peça.

3 – A junta da cabeça

A sua função passa por garantir a vedação dos cilindros e impedir que o líquido refrigerador e o óleo se misturem com o combustível.

Se tal acontecer, terá de abrir o motor e limpá-lo.

4 – O turbo

Os motores de baixa cilindrada com sistema turbo são cada vez mais comuns no mercado, sendo a sua lubrificação de especial importância neste tipo de veículos, uma vez que atingem altas temperaturas no seu desempenho.

Com o passar do tempo, algumas peças, como as vedações, sofrem desgaste, podendo ceder e deixar passar o óleo. Para evitar que tal aconteça, vá verificando o estado das mesmas, caso contrário poderá surgir uma avaria grave.

5 – Peças menores

Se tiver uma peça rota, como por exemplo uma mangueira, pode ter fuga de óleo.

Para verificar tal situação basta ver se o motor se apresenta sujo.

O óleo do carro é um importante elemento para o funcionamento do motor, por isso aposte num bom modelo. Evite os mais fracos ou baratos que não lubrificam os componentes, provocando desgaste entre as peças e possíveis avarias.

Você também pode gostar