Cuidados a ter com o carro durante o inverno

Cuidados a ter com o carro durante o inverno

Ter cuidados especiais com o carro é fundamental, mas no inverno, com a chegada das temperaturas mais baixas, torna-se mais do que necessário.

A queda da temperatura nesta época pode originar diversos problemas mecânicos e isso pode levar ao surgimento de problemas de proporções muito maiores.

Se não tiver todos os cuidados necessários e corretos, irá notar diferenças a nível de desempenho do carro e, em regiões onde há a presença de neve, poderá sentir que as condições de segurança são menores.

Quer saber que cuidados deve ter no inverno? Continue ler.

Conduzir durante o inverno: Como manter o carro em boas condições

É normal que, durante a estação mais fria do ano, as estradas fiquem mais escorregadias e com pouca visibilidade.

Para enfrentar os desafios nas deslocações durante o inverno, é essencial garantir uma condução segura e preparar o veículo de forma adequada.

Conheça a seguir os pontos a que deve dar atenção e prepare-se para enfrentar as condições adversas da época de frio.

1 – Limpa-para-brisas

Ter uma boa visibilidade é um dos principais fatores para se garantir uma viagem segura. Em dias de inverno, é importante assegurar que o vidro esteja limpo e que as escovas estejam em boas condições.

Por desgastarem com maior facilidade, deve verificar-se regularmente o seu estado de conservação. O ideal é que sejam trocados a cada 6 ou 12 meses, sendo aconselhável realizar a troca antes do inverno para garantir que funcionem eficientemente.

2 – Pneus

Os pneus são os componentes mais importantes dos automóveis e, durante o inverno, influenciam ainda mais a segurança na estrada.

Por estarem em constante contacto com a estrada, sofrem um desgaste acelerado. Por isso, é importante verificar o estado de cada um e garantir a máxima aderência.

Outro ponto é manter a pressão correta dos pneus. Uma pressão errada tem menos tração, e isso pode fazer com que o carro derrape em superfícies com gelo.

Por isso, faça uma verificação regularmente, de modo a garantir que todos os pneus se encontram de acordo com os padrões estabelecidos pelo fabricante do veículo.

3 – Faróis

Tão importante como conseguir ver bem, é ser visto pelos outros condutores. As luzes são as principais aliadas durante as tempestades de chuva e neve, ajudando-o a ter uma boa visualização do tráfego e alertando quem está à sua frente e atrás de si.

Confirme o funcionamento das lâmpadas e a sua intensidade, além dos refletores e plásticos dos faróis. Estes devem estar limpos por dentro e por fora e sem qualquer abertura para a entrada de ar ou água.

4 – Bateria e motor

Alguns componentes, como a bateria e o motor do carro, possuem uma maior dificuldade em trabalhar durante temperaturas baixas.

Isto porque a bateria cria energia a partir de reacções químicas, que são influenciadas pela temperatura. Por isso, durante o inverno, é comum que o carro tenha dificuldade em ligar.

Se a bateria tiver mais de 5 anos, o ideal é substituí-la. Se for recente, realize um teste de potência. Se a leitura for inferior a 12V significa que não está a funcionar corretamente e deve ser alterada.

Quanto ao motor, deve verificar o óleo deste. Durante as temperaturas baixas, o óleo torna-se mais viscoso e isso faz com que o motor não fique lubrificado corretamente, causando um sobreaquecimento.

5 – Líquido anticongelante

É importante que, durante o inverno, o sistema de refrigeração do carro não seja alimentado por água, mas sim por um líquido anticongelante.

Isto porque a água corre o risco de congelar, afetando o motor e provocando danos sérios.

Os líquidos anticongelantes suportam temperaturas até -20°C e garantem que o motor esteja sempre a funcionar. Mas, para isso, é essencial trocar todos os anos para garantir que nenhuma propriedade se perde durante a utilização do carro.

6 – Travões

Durante o inverno, é fundamental contar com um circuito de travagem e com um conjunto de pastilhas e discos em perfeitas condições, para garantir uma maior aderência.

Para isso, o recomendado é levar o carro a uma oficina, pois assim consegue ter a certeza de que estará tudo dentro dos padrões recomendados.

7 – Amortecedores

No inverno é comum que as estradas sofram mais degradações, verificando-se um aumento da existência de buracos.

Além dos pneus, ter especial atenção aos amortecedores também é de extrema importância.

Para verificar, tenha atenção ao saltitar das rodas, pois este é o sinal de que o desgaste já comprometeu a força do amortecimento.

8 – Borrachas vedantes

O conforto interno do carro também é essencial durante o inverno. Caso as borrachas vedantes de portas, janelas, bagageira e motor não estejam em boas condições, corre o risco de ter água no interior do veículo.

Realize uma inspeção geral e verifique o estado das borrachas. Se estiverem em boas condições, pode passar um produto de hidratação sob elas, assim ajuda a prolongar a sua vida útil.

Ter cuidados de prevenção para o inverno é o que garante a sua segurança. Não espere que surja algum problema para dar importância a este assunto. Siga estes cuidados e tenha uma condução mais eficiente.