(Chamada para rede fixa nacional)
(Chamada para rede fixa nacional)

6 itens essenciais que deve sempre ter no carro

6 itens essenciais que deve sempre ter no carro

Ter um carro exige alguns cuidados, não só com a sua manutenção como também com a segurança daqueles que nele circulam e com ele se cruzam.

Sabemos que imprevistos acontecem, por isso devemos ter sempre no automóvel os elementos necessários que nos auxiliem neste tipo de situações.

Mais à frente, enumeramos os itens essenciais que deve ter na sua viatura, garantindo assim que, numa fatalidade, a situação ficará resolvida da melhor forma.

Carro: Garanta a sua segurança com estes itens

Ao sair de casa é comum certificar-se de que tem os elementos necessários, caso surja alguma eventualidade? Se a resposta a esta questão for negativa, então considere mudar os hábitos!

Para ajudar, reunimos uma lista com os 6 itens essenciais que não podem faltar. Assim, garante que está sempre preparado.

  1. Documentos da viatura

Sempre que circula, deve ter na sua posse os seus documentos de identificação e os do automóvel.

Só assim conseguirá evitar o pagamento de uma coima que pode ir dos 60 aos 300€, por não apresentar a documentação necessária.

No caso de algum acidente em que se veja envolvido ou de ser abordado pelas autoridades, deve apresentar os seus documentos, tais como:

  • Cartão de Cidadão;
  • Carta de Condução, e os documentos do veículo;
  • Livrete;
  • Comprovativo de seguro válido;
  • Certificado de inspeção técnica.

Para além destes, é importante ainda ter os contactos do seguro, caso surja algum contratempo. E não se esqueça do manual de instruções do carro.

Este último ser-lhe-á muito útil, caso o painel de instrumentos apresente alguma anomalia. Basta estar atento ao tipo de luz e ao desenho que surgir e, olhando para o manual, perceberá do que se trata.

  1. Colete refletor e triângulo de sinalização

O colete refletor e o triângulo de sinalização são dois importantes elementos que têm mesmo de ter na sua pose ao circular.

Então se pensarmos num contexto de avaria ou de acidente rodoviário, estes não podem mesmo faltar.

Isto porque o colete e o triângulo de sinalização vão alertar os outros condutores para a situação e para a necessidade de circular, ainda mais, em segurança naquele momento.

No caso do triângulo de sinalização, este deve ser colocado na retaguarda do veículo, a uma distância de 30 metros ou mais. Tendo de estar visível a 100 metros de distância pelos outros condutores.

No que toca ao colete refletor, não é apenas nas situações mencionadas acima que o mesmo deve ser utilizado. Basta apenas que o carro se encontre imobilizado na estrada ou na berma para que tenha de o usar obrigatoriamente.

  1. Equipamento para substituição de pneu

Já imaginou o que seria ter um furo e não ter como substituir o pneu? Não queremos que fique parado no meio da estrada ou horas a fio à espera de um reboque.

Por isso, deve, primeiramente, ter um pneu sobresselente e um calibrador de pneus. Para substituí-lo deve ter sempre um conjunto de ferramentas auxiliares, que o ajudarão a substituir o pneu furado.

  • Luvas para a substituição do pneu;
  • Macaco para elevar o automóvel;
  • Chaves no estojo de substituição do pneu e o parafuso de segurança;
  • Caixa de ferramentas multiusos.
  1. Kit de primeiros socorros

Outro dos elementos fundamentais a ter no carro é um kit de primeiros socorros.

Nele devem estar presentes itens essenciais como:

  • Ligaduras;
  • Compressas;
  • Tesoura;
  • Pensos rápidos (com vários tamanhos e funções);
  • Desinfetante para as mãos;
  • Pomadas antibacterianas
  • Analgésicos para as dores;
  • Creme para queimaduras;
  • Entre outros.

Ao ter este kit, independentemente de ser um acidente ligeiro ou de maior amplitude, garante a sua segurança e a dos restantes.

  1. Proteção solar para vidros

Quantas vezes já se viu obrigado a conduzir com o volante a escaldar por se ter esquecido de colocar a para-sol que o protegia de altas temperaturas? Pois é!

Se quer evitar que isso aconteça, deve sempre ter este item no interior na viatura. Assim, quando as altas temperaturas insistirem em permanecer, estará protegido e o habitáculo apresentará condições mais agradáveis.

Pode também apostar noutro tipo de proteções ou películas que pode colocar em todos os vidros do carro. Dessa forma, também protegerá os passageiros.

  1. Produtos de limpeza e higiene

Para circular em segurança não é apenas necessário que o automóvel se encontre em perfeitas condições exteriores, mas também interiores.

Manter o habitáculo limpo é mais do que necessário para que a viagem seja agradável e se realize nas melhores condições.

Para tal, considere limpá-lo tendo sempre presentes panos e produtos de limpeza para os estofos, o tablier e os vidros.

Não se esqueça que é muito fácil que as bactérias, os vírus e os fungos se acumulem nos estofos. Por isso, deve, sempre que possível e apostando na regularidade, limpá-los.

Muito importante também, mais ainda nesta altura de pandemia da covid-19, é ter sempre na viatura máscaras e álcool gel.

Tendo estes itens sempre presentes no seu carro, garantirá uma viagem em segurança, contornando facilmente os imprevistos, se estes surgirem.

Você também pode gostar