(Chamada para rede fixa nacional)
(Chamada para rede fixa nacional)

Pretende comprar um carro elétrico? Conheça as vantagens e desvantagens

Pretende comprar um carro elétrico Conheça as vantagens e desvantagens

O carro elétrico tem ganho notoriedade a cada dia que passa.

Isto porque, até há bem pouco tempo, era apenas um sonho futurista dos apaixonados por automobilismo. Mas, atualmente, é cada vez mais comum avistar estes carros nas ruas.

Por isso, muitas pessoas se questionam sobre quais seriam os prós e contras em optar pela eletricidade nos motores. Se faz parte desse grupo, continue a ler o nosso artigo!

Carro elétrico: Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de automóvel?

A venda de carros elétricos tem aumentado no mundo todo. Porém, antes de investir neste tipo de automóvel, é preciso considerar os pontos positivos e negativos.

De seguida, reunimos as principais informações que deve conhecer. Acompanhe!

Vantagens

1 – Eficiência energética

O veículo elétrico possui uma alta eficiência elétrica.

Em comparação com os carros com motor a combustão, que aproveitam apenas 30% a 40% devido à parte da força gerada ao longo do seu sistema, ele consome, aproximadamente, 90% da eficiência energética disponível.

Ou seja, praticamente toda a energia disponível é convertida em potência.

2 – Silencioso

O carro elétrico não possui queima de combustível nem sistema de escape.

Por isso, os motores elétricos trabalham de forma silenciosa, proporcionando mais conforto acústico e bem-estar a quem estiver no seu interior.

3 – Desempenho

O ponto forte do carro elétrico é, sem dúvida, o seu desempenho.

Ao encostar o pé no acelerador é possível sentir a energia a ser entregue às rodas de imediato, proporcionando uma experiência de condução realmente diferenciada.

4 – Menor custo de manutenção e operação

Comparado com o preço do combustível, o custo atual da eletricidade torna o valor do quilómetro rodado por um carro elétrico muito mais em conta.

Além disso, por ter menos peças móveis e de filtragem, o desgaste mecânico é menor, tornando a manutenção simplificada.

Desvantagens

1 – Baixa autonomia

A bateria dos carros elétricos não armazena tanta energia quanto um tanque de combustível. Ou seja, ela tem uma densidade de energia menor.

Apesar de alguns modelos prometerem autonomia de mais de 300 km com uma carga, ainda é um número baixo para seguir pela estrada em segurança.

2 – Tempo de recarga

A bateria do carro elétrico demora horas até ficar completamente recarregada.

Isto acontece porque as tecnologias atuais pedem que a recarga seja lenta para otimizar a vida útil, no entanto, muitas vezes, essa lentidão pode complicar a vida do utilizador.

3 – Pontos de recarga

Apesar de utilizar exclusivamente a rede elétrica, não é possível recarregar o carro em simples tomadas de casa. É preciso ter um sistema especial instalado na residência ou em postos de combustível.

O problema é que nem sempre é fácil encontrar estabelecimentos com esse sistema, o que pode ser uma dor de cabeça para os mais desatentos.

4 – Reciclagem das baterias

A reciclagem das baterias dos carros elétricos ainda é um assunto em debate. Isto porque o mercado ainda é muito pequeno para quem recicla baterias de lítio.

Porém, elas costumam durar, em média, uma década e podem ser reaproveitadas para uso doméstico. Estas podem manter até 75% da sua capacidade, mesmo quando fracas demais.

E então, qual é a sua opinião a respeito do carro elétrico? Esta é uma tecnologia ainda em desenvolvimento e tais processos podem ser muito mais rápidos e eficientes no futuro.

Todavia, o que antes era apenas um sonho, hoje já é realidade. Saber mais sobre esse tipo de automóvel é incrível para perceber o que vem por aí.

Você também pode gostar