(Chamada para rede fixa nacional)
(Chamada para rede fixa nacional)

9 dicas para andar de mota com mais segurança

9 dicas para andar de mota com mais segurança

Conduzir com atenção e responsabilidade é uma obrigação de todos os condutores independentemente do veículo que conduzam. Para quem costuma andar de mota, os cuidados devem ser redobrados para evitar acidentes que podem causar acidentes.

Se utilizas uma mota para ir trabalhar, aproveitar momentos de lazer ou, simplesmente, deslocares-te de um ponto a outro, este artigo é para ti!

Vamos dar-te 9 dicas de segurança para a condução de motas.

Andar de mota: Dicas de segurança que precisas conhecer

O número de motas cresce todos os dias nos grandes centros urbanos. Isto porque é um meio de transporte rápido e com uma ótima relação custo vs. benefício.

No entanto, quem anda de mota acaba por ficar mais exposto, o que torna a condução mais arriscada. Com a agravante daqueles que utilizam a mota diariamente, como instrumento de trabalho.

Para evitar acidentes e manteres-te em segurança ao andar de mota, está atento a estas 9 dicas.

1 – Mantem uma distância segura dos outros veículos

Ao andares de mota, além de respeitar todas as regras de trânsito é preciso também preocupação com os outros veículos. E, deves dar especial atenção a carros e camiões.

Evita andar muito próximo de outros veículos. Uma falha inesperada pode surpreender-te e dificultar a tua reação a uma manobra evasiva.

2 – Tem a manutenção sempre em dia

Respeita os prazos de revisão e manutenção da tua mota. Além de aumentar a vida útil dos componentes, também contribui para a tua segurança.

Fazer a manutenção periódica permite identificar peças com falhas, que podem eventualmente trazer riscos durante a condução.

3 – Mantem os faróis acesos

É importante que os faróis da mota estejam a funcionar perfeitamente. Afinal, a correta sinalização e a iluminação do veículo garantem que sejas visto e que as tuas indicações são percebidas no trânsito.

4 – Evita acidentes ao utilizar a buzina

A principal função da buzina é alertar sobre o risco iminente de um acidente e forçar uma reação protetora. Por isso, utiliza a buzina somente quando for necessária.

5 – Presta atenção ao deslocamento de ar

Na ultrapassagem de veículos maiores, como autocarros e camiões, tem cuidado com o deslocamento de ar. Este é capaz de desestabilizar a tua mota.

Para evitares uma queda, não passes muito próximo destes veículos maiores e mantem as mãos firmes.

6 – Redobra a atenção nos dias de chuva

Dias chuvosos requerem maior atenção dos condutores de motas. Utiliza sempre o equipamento de proteção especial contra a chuva e tem ainda mais atenção ao trânsito.

Se os pneus estiverem gastos, não saias com a mota em dias de chuva. A estrada fica escorregadia e isso aumenta as probabilidades de acidente.

7 – Investe em bons equipamentos de proteção

Os equipamentos de proteção são fundamentais para andares de mota com segurança. Capacetes, luvas, capas de chuva, casacos e calças especiais são necessários e ajudam a reduzir o impacto em caso de acidente.

8 – Tem atenção nos cruzamentos

Diante de um cruzamento, deves diminuir a velocidade e ficar atento a todos os veículos e sinalização existentes.

Os cruzamentos são locais propícios a acidentes porque os condutores:

  • Não reparam na sinalização
  • Não diminuem a velocidade
  • Não olham em todas as direções

Por isso, é de extrema importância manteres a atenção nestes locais.

9 – Menos velocidade, mais segurança

O excesso de velocidade, independentemente do meio de transporte, coloca todos os intervenientes em situações de risco. Previne os acidentes cumprindo as velocidades estabelecidas nas vias por onde circulas.

Ao andar de mota, considera estas dicas e garante a tua segurança!

Você também pode gostar