Os bancos de couro são um desejo de muitos condutores. Além de agregarem muito valor ao automóvel, promovem conforto, beleza e praticidade.
Contudo, ter este tipo de assento requer certos cuidados. Se tem um veículo com bancos de couro (ou pretende ter) e gostaria de mantê-los conservados, com brilho e sem rasgos, continue a ler este artigo!
Couro nos bancos: Que cuidados precisa de ter
Apesar de os bancos não acumularem pó, não sujarem com facilidade e serem mais duráveis que os de tecido, não estão isentos de possíveis problemas. Por isso, é necessário estar atento e garantir que eles estão sempre bem cuidados.
Conheças as 5 dicas preciosas para manter o alto padrão de qualidade destes objetos.
1 – Fique atento à exposição solar
Muitas vezes não há outra forma e necessita de deixar o carro exposto ao sol. No entanto, sempre que tiver a opção de estacionar em locais onde a incidência de sol não seja tão grande, escolha-a.
O sol resseca o couro e faz com que o brilho se perca. Assim, o material fica mais suscetível a rasgos.
2 – Mantenha os bancos de couro hidratados
É isso mesmo, hidratar o couro é um dos principais cuidados que deve ter. Para isso, pode usar loção hidratante específica para o material. Algumas pessoas aplicam hidratante corporal, todavia, não é o mais indicado.
O recomendado é levar o automóvel até um local especializado, assim terá a certeza de que somente produtos específicos serão utilizados nele.
3 – Faça uma limpeza diária
Os bancos de couro necessitam de uma atenção a mais, por isso tenha atenção ao que é consumido no interior do carro, como bebidas e comidas.
Se algo cair no banco, o recomendado é que limpe o quanto antes. Além disso, esse cuidado também serve para carros que transportam animais de estimação ou crianças.
4 – Atenção à humidade
Após realizar a limpeza, é necessário deixar os bancos completamente secos. Os panos de microfibra são excelentes para isso.
5 – Não utilize materiais à base de álcool
Os produtos utilizados no couro devem ser sempre verificados. Isto porque produtos à base de álcool, querosene e removedores são muito perigosos. Além de desgastar o couro, provocam rasgos, deixando o assento com aspeto ressequido.
Como citado acima, o hidratante é o mais recomendado para este tipo de material e pode ser encontrado em lojas especializadas.
O couro trata-se de um material nobre e de origem orgânica, por isso exige diversos cuidados com a manutenção. Seguindo as dicas acima, irá com certeza garantir uma vida longa aos seus bancos de couro.