Cuidar da manutenção do ar-condicionado do seu carro é importante para que o equipamento funcione adequadamente, além de aumentar a sua durabilidade.
Considerado, antigamente, como um artigo de luxo, o ar-condicionado tem sido cada vez mais uma necessidade dos dias modernos.
Isto porque grande parte das pessoas depende dos carros para trabalhar, estudar ou percorrer grandes distâncias, com congestionamentos e lentidão no trânsito.
Nestas situações, o ar-condicionado pode fazer toda a diferença num trajeto agradável e tranquilo.
Por isso, no artigo de hoje vamos explicar quais são os principais cuidados de manutenção que deve ter com o equipamento.
Manutenção do ar-condicionado do seu carro: Conheça os principais cuidados a ter
Sabia que além de reduzir a temperatura dentro do carro, o ar condicionado possui outras funções?
Este ajuda a diminuir ruídos externos, melhorando a concentração do condutor e o conforto dos passageiros.
O equipamento também evita a entrada de odores externos, fumo e poeira. Mas não só! Ainda aumenta a segurança, já que permite circular com todos os vidros fechados.
É importante não esquecer a manutenção necessária para preservar o bom funcionamento.
Muitas vezes, os condutores decidem cuidar da manutenção do ar-condicionado apenas quando este começa a apresentar algum problema.
Para evitar problemas futuros e gastos mais elevados com a reparação do equipamento, fique atento a estas regras de manutenção do ar-condicionado do veículo.
1 – Use o ar-condicionado regularmente
Muitos condutores deixam de utilizar o ar-condicionado por acreditarem que estará a aumentar o consumo de combustível.
Mas, a verdade é que não utilizá-lo é muito mais prejudicial e pode resultar em danos no componente.
Não é necessário usar o equipamento todos os dias. Contudo, ligá-lo regularmente previne diversos problemas de funcionamento e não interfere no consumo de combustível do veículo.
Por isso, mantenha o ar-condicionado ligado, mesmo que apenas por alguns minutos, em média uma vez por semana.
Assim, evitará o ressecamento das mangueiras, que é a maior causa de vazamento do gás refrigerante e pode danificar gravemente o equipamento.
2 – Cuidado quando o carro permanecer estacionado ao sol
Se a temperatura no interior do veículo estiver muito elevada, porque permaneceu estacionado sob o sol forte, o condutor geralmente liga o ar-condicionado logo quando entra no carro.
Porém, este é um hábito que pode danificar o equipamento. Nestes casos, o que se deve fazer primeiro é abrir as janelas, para que o ar quente circule.
Somente depois de fazê-lo deve iniciar marcha e ligar o ar-condicionado com as saídas de ar voltadas para cima, para que a temperatura resfrie mais rapidamente.
3 – Use com moderação o botão de recirculação
Muitos veículos vêm equipados com ar-condicionado com a função de recirculação do ar.
A funcionalidade permite um resfriamento mais rápido, contudo não deve ser utilizada de forma habitual.
Isto porque o uso constante pode sobrecarregar todo o equipamento e saturar o ar no interior do veículo.
Portanto, este é um recurso que deve ser utilizado, preferencialmente, quando o carro estiver a circular em áreas com grande concentração de fumo e poluição.
4 – Faça a limpeza do equipamento periodicamente
A manutenção do ar-condicionado do automóvel deve ser feita a cada seis meses, independentemente da frequência de uso.
É importante ter este cuidado, pois a manutenção e a limpeza impedem a acumulação de bactérias e fungos, que comprometem a qualidade do ar e transmitem doenças.
Além disso, garante a durabilidade e bom funcionamento do equipamento.
A inspeção e a limpeza devem ser feitas num estabelecimento especializado, que irá avaliar as condições do filtro de ar, das mangueiras e da grade.
A manutenção do ar-condicionado deve fazer parte do calendário de inspeção do veículo. Adote estes cuidados e evite prejuízos.