A durabilidade dos pneus é algo que depende de diversos fatores, mas especialmente dos hábitos e cuidados do condutor em relação à sua conservação.
Garantir os cuidados com os pneus, além de conservá-los por mais tempo e ajudar a poupar dinheiro, também é importante para a segurança de quem utiliza o veículo.
Por isso, no artigo de hoje enumerámos cinco dicas que vão ajudá-lo a aumentar a durabilidade dos pneus.
Durabilidade dos pneus: Aumente-a com estas 5 dicas de conservação
Os pneus são essenciais para que um automóvel tenha bom desempenho nas vias e influenciam, inclusive, no consumo de combustível.
Além disso, são itens que devem estar sempre em bom estado, para garantir a segurança de quem utiliza o veículo.
De seguida apresentamos algumas dicas simples, que certamente o ajudarão a aumentar a durabilidade dos pneus.
1 – Atenção à pressão dos pneus
A pressão dos pneus deve ser verificada todas as semanas ou, pelo menos, uma vez por mês. A manutenção da pressão deve ser feita de acordo com as indicações do fabricante do veículo.
Pneus que circulam com a pressão cerca de 10% abaixo da pressão indicada podem ter a vida útil reduzida em 5%.
Por isso, esta é uma atitude simples, mas que ajuda a garantir a durabilidade dos pneus, a segurança do condutor e, também, a reduzir o consumo de combustível.
2 – Faça a rotação dos pneus
A cada 10 mil quilómetros deve ser feita a rotação dos pneus entre a dianteira e a traseira, e entre a esquerda e a direita de acordo com o padrão do piso.
Geralmente, os pneus da parte dianteira desgastam-se até três vezes mais rápido em comparação aos traseiros.
Isso ocorre porque a maioria dos veículos possui o motor na parte da frente e a tração na parte de trás. Dessa forma os pneus traseiros são poupados a muito esforço.
3 – Cuidado com cargas excessivas e estradas ruins
Sempre que possível, opte por circular em estradas e vias que estejam em bom estado de conservação.
Circular em pisos irregulares, ou não ter atenção ao passar por obstáculos e buracos, pode danificar o veículo e os pneus.
Além disso, é importante evitar o transporte de cargas excessivas, uma vez que o peso em demasia compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou alterações estruturais importantes.
4 – Cuide do alinhamento dos pneus
Se se apercebeu que a direção do carro estremece ou puxa para um dos lados, então pode ser um sinal de que os pneus do veículo precisam de ser alinhados.
Este procedimento é fundamental para manter o veículo a circular de forma adequada, ajuda a minimizar o desgaste irregular e prolonga a durabilidade dos pneus.
5 – Pratique a condução defensiva
A condução defensiva, além de auxiliar o aumento do tempo de vida útil dos pneus, também contribui para a redução do consumo de combustível e, claro, a segurança dos condutores.
Algumas práticas de condução defensiva que ajudam a melhorar a durabilidade dos pneus são:
5.1 Ao estacionar, nunca deixe os pneus encostados na guia. Isso força a direção e pode causar desalinhamento das rodas, além de danificar as bandas de rodagem e deformar a lateral dos pneus;
5.2 Quanto mais forte a frenagem, maior é a desgaste do pneu. Por isso, evite parar o carro de forma brusca sem necessidade;
5.3 Nunca estacione em cima de poças de óleo ou solventes. Esses produtos têm substâncias que danificam a borracha do pneu, causando desgaste;
5.4 Fazer curvas em alta velocidade também causa desgaste excessivo dos pneus. Por isso, procure fazer conversões mais devagar.
Cuide dos pneus do seu carro para garantir a sua maior durabilidade e também segurança enquanto o conduz.