(Chamada para rede fixa nacional)
(Chamada para rede fixa nacional)

6 dicas sobre como passar no exame de código à primeira

6 dicas sobre como passar no exame de código à primeira

Ter a carta de condução é sinónimo de autonomia e independência. Contudo, é natural ficar nervoso com os testes, e ter dúvidas sobre como passar no exame de código à primeira.

O exame de código é primeira etapa a concluir antes de avançar com o maior volume de aulas práticas. E, acredite, é possível passar à primeira.

De seguida, temos algumas dicas simples, mas muito eficazes para o ajudar na conquista da carta de condução!

Como passar no exame de código: Conheça 6 dicas valiosas

No Exame de Código, deve responder a 30 perguntas sobre o Código da Estrada, envolvendo vários temas, nomeadamente:

  • Regras gerais de trânsito
  • Segurança rodoviária
  • Contraordenações
  • Caracterização do veículo

Terá 30 minutos para a realização do teste, com um limite de 3 respostas erradas.

Saiba ainda que reprovar no exame de código, pode também pesar na carteira. Isso porque terá de pagar para poder repetir o exame.

Para que isso não aconteça, tenha em conta estas 6 dicas.

1 – Atenção nas aulas

No ato da matrícula na escola de condução, esteja empenhado em aproveitar as aulas de código e não apenas marcar presença.

Pode até achar esta parte um pouco aborrecida, mas a teoria é essencial e necessária. Por isso, aproveite ao máximo as aulas teóricas, tire apontamentos, esclareça dúvidas e faça revisões dos conteúdos ao chegar a casa.

2 – A prática é a melhor aliada

No exame de código são abordados diversos temas e para tal é necessário dedicar tempo a memorizar e perceber o conteúdo.

A realização de testes regulares, é a melhor técnica para memorizar o conteúdo estudado nas aulas.

3 – Dividir os temas

Não adianta abrir o livro de código e ler aleatoriamente os temas. Para que o estudo seja mais produtivo, é necessário dividir os temas e ter uma ordem lógica para estudar.

Lembre-se que o livro de código é complexo e contém diversas informações. Estude com calma os principais pontos de cada tema.

4 – Ser participativo

O instrutor da escola de condução está à sua disposição para tirar quaisquer dúvidas e dar foco aos temas que merecem maior atenção.

Portanto, seja participativo, esclareça as suas dúvidas. Aproveite ao máximo o seu investimento na carta de condução.

5 – Fazer uma boa gestão do tempo de estudo

Sabemos que está ansioso para começar as aulas práticas de condução. Contudo, no ato da matrícula, tenha em mente que a aulas teóricas são uma etapa que não poderá apressar nem passar à frente.

Se não tem tempo para estudar e aproveitar as aulas de código, então talvez seja melhor esperar até que tenha essa disponibilidade. Uma boa gestão do tempo de estudo é fundamental para não reprovar no teste.

6 – Confiar nas suas capacidades

É comum encontrar casos de reprovações no exame de código por nervosismo. Ficar ansioso antes do exame de código é normal, contudo se estudou com dedicação, deve sentir confiança nas suas capacidades.

No dia antes do exame tenha uma boa noite de sono, e ao acordar, vá para o teste com uma atitude positiva!

Passar no exame de código à primeira é possível. Siga estas dicas, faça a sua matrícula na nossa escola de condução onde poderá contar com os melhores instrutores.

Você também pode gostar