Como escolher uma escola de condução em Portugal?

Como escolher uma escola de condução em Portugal?

Geralmente, são os pais que presenteiam os filhos com a carta de condução, que pode ser obtida aos 18 anos. Contudo, muitos não sabem quais os critérios a ter em conta para escolher uma escola de condução.

Na maioria das vezes, o preço é considerado o único requisito, contudo, há muito mais fatores que devem ser considerados. Afinal, aprender a conduzir corretamente é essencial para a segurança de todos.

Por isso, vamos listar as principais dicas para escolher a melhor escola de condução.

Escola de condução em Portugal: 6 fatores a considerar para fazer a escolha certa

Assim como a escolha de uma universidade, também a escolha da escola de condução deve ser feita com o máximo de ponderação. Afinal, é lá que os futuros condutores vão aprender a ter uma condução segura e consciente.

Portanto, muito cuidado ao considerar somente o preço como critério de escolha da escola de condução, pois o barato pode sair caro. De seguida, listamos 6 fatores a ter em conta para fazer a melhor escolha!

1 – Passar à primeira tentativa nos exames

É claro que existem muitos fatores que influenciam a aprovação à primeira tentativa nos exames de condução. Contudo, ter uma boa preparação significa estar mais próximo deste objetivo.

Por isso, ao pesquisar por escolas de condução, questione se priorizam a passagem à primeira e qual a percentagem de alunos que consegue fazê-lo.

Infelizmente, muitas escolas cobram preços bastante inferiores, para depois compensarem com taxas extra de exames e aulas suplementares.

2 – Liberdade de escolha do centro de exames

Muitos não sabem, mas a escolha do centro de exames deve ser feita pelo aluno e não pela escola de condução. Portanto, caso a escola condicione a sua escolha, não aceite.

Esta é uma atitude incorreta que nenhuma escola de condução em Portugal deve ter. Tenha atenção para não ser vítima deste tipo de situação.

3 – Aulas práticas personalizadas

Certifique-se de que a escola de condução garante aulas práticas individuais e personalizadas. É proibido colocar vários alunos no mesmo veículo, ou, em caso de motos, colocar mais do que uma moto atrás do carro do instrutor.

Não permita que este tipo de prática aconteça! Tem direito exclusivo a cada hora de aula prática.

4 – Conheça os veículos da escola de condução e disponibilidade de marcação de aulas

Já imaginou ter de esperar para conseguir agendar as suas aulas práticas porque a escola de condução não tem veículos suficientes para todos os alunos?

Ou pior, ter que fazer as suas aulas práticas em carros ou motos velhas que parecem ter uma manutenção deficiente.

Para evitar este tipo de situação, é importante conhecer, antes de fazer a sua matrícula, os veículos da escola de condução. Veículos novos, bem equipados e com a manutenção em dia contam, e muito, para o seu resultado na prova prática.

5 – Liberdade para a mudança de escola

Se não está a sentir-se confortável na atual escola de condução, tem o direito de mudar a qualquer momento.

A escola de condução não pode criar impedimentos, ou obstáculos, como a cobrança de taxas por exemplo, para que possa exercer o seu direito de escolha.

Por isso, antes de fazer a matrícula, questione sobre a política de mudança para evitar dores de cabeça.

6 – Questione sobre os instrutores

Eles serão os seus mentores durante todo o processo. Por isso, pergunte sobre os instrutores antes de se matricular na escola de condução, há quanto tempo trabalham naquela escola…

Se perceber uma alta rotatividade de instrutores, ligue o sinal de alerta, pois é provável que a escola não se preocupe com os seus funcionários. Isso significa que poderão ter a mesma atitude com os alunos.

Siga estas dicas ao escolher a escola de condução e tenha a melhor experiência a tirar a sua carta de condução!